Governança de Tecnologia da Informação

Neste curso trataremos dos principais controles abordados no Acórdão 1.233/2012-TCU-Plenário, exemplificando como auditores e gestores podem avaliá-los com objetivo de identificar oportunidades de melhoria. Para cada controle tratado serão apresentados: a) o conceito associado; b) uma sugestão de checklist para verificação dos controles (com base no escopo do Acórdão 1.233/2012-TCU-Plenário), referência de como implementar o controle ou exemplo (positivo – o que fazer - ou negativo – como não fazer).

O objetivo desse curso é conscientizar gestores e técnicos do setor público sobre a importância do planejamento nas ações de tecnologia da informação e capacitá-los a elaborarem o PDTI de seus órgãos, segundo as melhores técnicas de mercado e as normas que regem o tema na Administração Pública brasileira.

O Curso tem o objetivo de capacitar o participante a implementar a melhoria na governança e gestão de TI na sua organização, baseada nas práticas estabelecidas no guia de implementação do COBIT 5. Também apresenta os principais conceitos do framework COBIT 5 que dão suporte à melhoria da governança e gestão de TI na organização.

Este curso objetiva ampliar e aprimorar a capacidade gerencial dos participantes, utilizando para isso: modelos, normas e boas práticas nacionais e internacionais de Governança Corporativa, Governança de TI e Gestão do Conhecimento e Inovação.
Também, são aprimoradas habilidades necessárias para que o gestor de TI viabilize a implantação da Governança de TI no setor público de modo sustentável.

O objetivo desse curso é, por meio de atividades práticas, capacitar servidores públicos nos aspectos relacionados à aquisição de bens e serviços de TI, aplicando as melhores práticas da contratação.

O curso apresenta os fundamentos, os conceitos básicos do COBIT 5, bem como a estratégia e os mecanismos de implementação de melhorias dos processos desse framework.
A aplicabilidade do COBIT 5 na Governança de TI é demonstrada com o intuito de criar um direcionamento estratégico e tático do uso da TI na organização.

Esse treinamento foi desenvolvido com o intuito de apresentar a visão geral do COBIT 5, além de avaliar as normas vigentes em instituições da APF que o utilizam como um framework de boas práticas. Durante o treinamento, serão discutidas situações reais, com o intuito de discutir a utilização atual e prospectar a utilização futura desse framework em instituições da APF.