Comunicação de Resultados de Auditoria - Uma Abordagem Prática e Interativa

Carga Horária

20 horas

Instrutor

Ítalo Figueiredo
Curso Online
Apresentação Cursos

Apresentação

A fase de relatório de uma auditoria é a hora de utilizarmos todas as informações reunidas nas fases anteriores (planejamento e execução) para convencer os usuários das conclusões da equipe de auditoria e da pertinência de suas proposições para a solução dos desvios encontrados no decorrer de todo o processo

Público Alvo

Público Alvo

servidores lotados em unidades de Auditoria Interna (controladorias, Secretarias de Auditoria Interna etc.), auditores de Tribunais de Contas e demais servidores que atuam em atividades de auditoria.

Mais Informações

Para isso, o auditor deve estar totalmente seguro de suas conclusões antes de começar a desenhar a estrutura do relatório, uma vez que essa é uma peça de convencimento, devendo ser desenhado para isso e utilizando-se das estruturas textuais que favorecem a persuasão do destinatário e o seu entendimento daquilo que se quer transmitir: os achados e as proposições da auditoria.Assim, essa etapa é fundamental para se obter os benefícios esperados pelo trabalho, em especial a transformação da situação encontrada, de forma a fazer com que a auditoria agregue valor à organização.Com o convencimento dos principais responsáveis, assim como dos potenciais beneficiários das mudanças propostas, a partir de um relatório bem elaborado, a chance de sucesso na obtenção dos benefícios aumenta consideravelmente. Nesse contexto, o objetivo do curso é apresentar uma visão geral do processo de elaboração de relatórios de auditoria, a partir de uma abordagem prática e interativa que permita aos alunos entender as técnicas relacionadas à etapa de comunicação dos resultados, abordando a estrutura que deve ter um relatório de qualidade, considerando todos os seus elementos essenciais, o processo de construção em suas diversas fases e, principalmente, a partir do ponto de vista do leitor.

Benefícios para os alunos

ao final do curso, o participante será capaz de entender os conceitos relacionados a produção de um relatório de auditoria de qualidade, que considere o ponto de vista do leitor e contribua para o alcance dos objetivos da auditoria.Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Conteúdo Programático

  • 1.Visão geral do processo de auditoria

    • a. Planejamento da auditoria
    • b. Execução da autoria
    • c. Relatório
    • d. Monitoramento
  • 2. Atributos de um relatório de auditoria

    • a. Como elaborar um relatório CERTO
    • b. Elementos de persuasão
    • c. Lógica argumentativa
  • 3. Fases do processo de elaboração de um relatório de auditoria

    • a. Definição do público-alvo
    • b. Planejamento do relatório
    • c. Fontes de informação do relatório
  • 4. Estrutura de um relatório de auditoria

    • a. Capa, Resumo e Sumário
    • b. Títulos e subtítulos para os capítulos
    • c. Conclusão e Proposta de Encaminhamento
    • d. Apêndices
  • 5. Controle de qualidade

    • a. Credibilidade e profissionalismo
    • b. Supervisão
    • c. Ferramentas de controle de qualidade
Local/data de Realização

12 a 16/junho – IBGP On-line

Valor por Participante
R$ 1.900,00

Formas de Pagamento da Inscrição

  • Setor Público Apresentação da Nota de Empenho
  • Depósito em Conta Corrente Banco do Brasil - 001
    Agência: 3476-2 | Conta Corrente: 125.253-4

Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67