Elaborando Relatórios de Auditoria – Uma Abordagem Prática e Interativa

Carga Horária

16 horas

Instrutor

Ítalo Figueiredo
Curso Online
Apresentação Cursos

Apresentação

A fase de relatório de uma auditoria é a hora de utilizarmos todas as informações reunidas nas fases anteriores (planejamento e execução) para convencer os usuários das conclusões da equipe de auditoria e da pertinência de suas proposições para a solução dos desvios encontrados no decorrer de todo o processo.

Público Alvo

Público Alvo

Servidores lotados em unidades de Auditoria Interna (controladorias, Secretarias de Auditoria Interna etc.), auditores de Tribunais de Contas e demais servidores que atuam com atividades de auditoria.

Mais Informações

Para isso o auditor deve estar totalmente seguro de suas conclusões antes de começar a desenhar a estrutura do relatório, uma vez que essa não é a peça ideal para se chegar a conclusões, mas é uma peça de convencimento, devendo ser desenhado para isso e utilizando-se das estruturas textuais que favorecem o convencimento e o entendimento do que se quer transmitir. No caso de uma auditoria, o que queremos transmitir são os achados e as proposições.

Assim, essa etapa é fundamental para se obter os benefícios esperados pelo trabalho, em especial a transformação da situação encontrada, de forma a fazer com que a auditoria agregue valor à organização. Com o convencimento dos principais responsáveis, assim como dos potenciais beneficiários das mudanças propostas, a partir de um relatório bem elaborado, a chance de sucesso na obtenção dos benefícios aumenta consideravelmente.

Nesse contexto, o objetivo do curso é apresentar uma visão geral do processo de elaboração de relatórios de auditoria, a partir de uma abordagem prática e interativa que permita aos alunos entender as técnicas relacionadas à etapa de comunicação dos resultados, abordando a estrutura que deve ter um relatório de auditoria, considerando todos os seus elementos essenciais, o processo de construção em suas diversas fases e responsáveis e, principalmente, como elaborar um relatório de auditoria a partir do ponto de vista do leitor, de forma a melhor comunicar os resultados da auditoria e alcançar os objetivos pretendidos.

Benefícios para os alunos

Ser capaz de entender os conceitos relacionados a produção de um relatório de auditoria de qualidade, que considere o ponto de vista do leitor e contribua para o alcance dos objetivos da auditoria.

Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Conteúdo Programático

  • 1. Visão geral do processo de auditoria

    • 1.1 Planejamento da auditoria 
    • 1.2 Execução da autoria
    • 1.3 Relatório
    • 1.4 Monitoramento
  • 2. Atributos de um relatório de auditoria

    • 2.1 Como elaborar um relatório CERTO
    • 2.2 Elementos de persuasão
    • 2.3 Lógica argumentativa
  • 3. Fases do processo de elaboração de um relatório de auditoria

    • 3.1 Definição do público-alvo
    • 3.2 Planejamento do relatório
    • 3.3 Fontes de informação do relatório
  • 4. Estrutura de um relatório de auditoria

    • 4.1 Capa, Resumo e Sumário
    • 4.2 Títulos e subtítulos para os capítulos
    • 4.3 Conclusão e Proposta de Encaminhamento
    • 4.4 Apêndices
  • 5. Controle de qualidade

    • 5.1 Credibilidade e profissionalismo
    • 5.2 Supervisão
    • 5.3 Ferramentas de controle de qualidade
Local/data de Realização

06 a 09/junho - IBGP On-line

Valor por Participante
R$ R$ 1.520,00

Formas de Pagamento da Inscrição

  • Setor Público Apresentação da Nota de Empenho
  • Depósito em Conta Corrente Banco do Brasil - 001
    Agência: 3476-2 | Conta Corrente: 125.253-4

Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67