A fase de relatório de uma auditoria é a hora de utilizarmos todas as informações reunidas nas fases anteriores (planejamento e execução) para convencer os usuários das conclusões da equipe de auditoria e da pertinência de suas proposições para a solução dos desvios encontrados no decorrer de todo o processo.
Servidores lotados em unidades de Auditoria Interna (controladorias, Secretarias de Auditoria Interna etc.), auditores de Tribunais de Contas e demais servidores que atuam com atividades de auditoria.
Para isso o auditor deve estar totalmente seguro de suas conclusões antes de começar a desenhar a estrutura do relatório, uma vez que essa não é a peça ideal para se chegar a conclusões, mas é uma peça de convencimento, devendo ser desenhado para isso e utilizando-se das estruturas textuais que favorecem o convencimento e o entendimento do que se quer transmitir. No caso de uma auditoria, o que queremos transmitir são os achados e as proposições.
Assim, essa etapa é fundamental para se obter os benefícios esperados pelo trabalho, em especial a transformação da situação encontrada, de forma a fazer com que a auditoria agregue valor à organização. Com o convencimento dos principais responsáveis, assim como dos potenciais beneficiários das mudanças propostas, a partir de um relatório bem elaborado, a chance de sucesso na obtenção dos benefícios aumenta consideravelmente.
Nesse contexto, o objetivo do curso é apresentar uma visão geral do processo de elaboração de relatórios de auditoria, a partir de uma abordagem prática e interativa que permita aos alunos entender as técnicas relacionadas à etapa de comunicação dos resultados, abordando a estrutura que deve ter um relatório de auditoria, considerando todos os seus elementos essenciais, o processo de construção em suas diversas fases e responsáveis e, principalmente, como elaborar um relatório de auditoria a partir do ponto de vista do leitor, de forma a melhor comunicar os resultados da auditoria e alcançar os objetivos pretendidos.
Ser capaz de entender os conceitos relacionados a produção de um relatório de auditoria de qualidade, que considere o ponto de vista do leitor e contribua para o alcance dos objetivos da auditoria.
Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).
12 a 15/setembro – IBGP On-line
Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67