Nos últimos anos as auditorias internas dos órgãos públicos têm buscado um maior alinhamento com a norma internacional para a profissão de auditoria (IPPF – International Professional Practices Framework, em inglês), principalmente em decorrência de uma maior atuação e incentivo dos reguladores e supervisores (TCU, CGU, CNJ, CVM, Bacen etc.).
Auditores e gestores de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nos níveis estratégico e tático. Gestores e técnicos das áreas de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos.
Em junho/2017, a Controladoria-Geral da União (CGU) publicou a Instrução Normativa 03 que aprovou o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder ExecutivoFederal.
Em março/2020, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Resolução 309 que aprovou as Diretrizes Técnicas das Atividades de Auditoria Interna Governamental do Poder Judiciário.
Essas normas buscam um maior alinhamento das auditorias internas dos entes públicos com o IPPF e incentivam a adoção da Auditoria Baseada em Riscos, tanto na elaboração do Plano Anual de Atividades quanto nos trabalhosindividuais de avaliação e consultoria.
O Tribunal de Contas da União (TCU), também, em seus trabalhos de fiscalização, tem estimulado as auditorias internas dos órgãos públicos a implementarem a abordagem de Auditoria Baseada em Riscos em seus trabalhos, a fim de mitigar o Risco de Auditora e de efetivamente ajudar a Auditoria Interna a cumprir sua missão de agregar valor e melhorar as operações das organizações.
Adicionalmente, muitos órgãos públicos estão buscando a implementação de Programas de Garantia de Melhoria da Qualidade (PGMQ), a fim de buscar uma certificação pelo IA-CM (Internal Audit Capability Model for the Public Sector – Modelo de Capacidade de Auditoria Interna), exigido por organismos internacionais para a concessão de empréstimos e realização de investimentos nos entes públicos federais, estaduais e municipais.
Nesse sentido, o treinamento tem o objetivo a preparar os participantes para iniciar a implementação da Auditoria Baseada em Riscos nos trabalhos de auditoria, dentro da realidade de cada organização e conforme preconizado pela norma internacional de auditoria (IPPF) e pelos reguladores locais.
A partir dos exercícios e trabalhos em grupo propostos notreinamento, os times de auditoria serão capazes de iniciar a implementação da Abordagem de AuditoriaBaseada em Riscos dentro da realidade de cada organização, conforme preconizado pela normainternacional de auditoria (IPPF).Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de GovernançaPública (IBGP).
25 a 28/novembro – IBGP On-line
Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67