Nos últimos anos os reguladores do segmento de previdência complementar fechada, principalmente CNPC e Previc, têm demonstrado sua preocupação com a necessidade de capacitação dos profissionais que atuam no segmento, notadamente aqueles que definem as estratégias e diretrizes das Entidades ao ocuparem cargos de governança e de direção.
auditores e gestores de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nos níveis estratégico e tático. Gestores e técnicos das áreas de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos e equipes de Escritórios de Processos e de Projetos.
Os próprios dirigentes vêm demonstrando essa busca por aprimoramento em um setor bastante expressivo e complexo da economia brasileira.
Assim, cada vez mais conhecimentos de governança e de gestão específicos do setor são exigidos dos principais dirigentes e conselheiros. Membros em posições estratégicas, como conselheiros e diretores, precisam cada vez mais se aprimorar em questões relacionadas ao seu papel e atribuições na estrutura de governança das Entidades, bem como em temas específicos do segmento como estratégias e diretrizes para o Passivo Previdenciário, para a Gestão dos Investimentos e para a Gestão Integrada de Riscos e Controles Internos. Adicionalmente, os membros do Conselho Deliberativo das Entidades, mas principalmente os membros de Conselho Fiscal, precisam se posicionar periodicamente sobre a gestão de riscos e controles de cada Entidade.
Assim, riscos específicos do segmento, como o Risco Atuarial e de Contraparte, bem como a crescente exposição no Risco Legal e nos riscos Cibernético, Operacional, de Mercado e de Liquidez também precisam ser objeto de análise desses Colegiados.
Nesse sentido, o treinamento tem o objetivo de apresentar uma ampla visão sobre as estruturas de governança e os papeis e atribuições de cada um dos atores, bem como detalhar algumas questões específicas do segmento como o Passivo Previdenciário, a Gestão dos Investimentos com foco no Passivo Atuarial e a Gestão Baseada em Riscos, tão apregoada pelos reguladores nos últimos anos.
a partir dos exercícios e dos debates propostos, espera-se que os participantes tenham uma visão geral de seus papéis na estrutura de governança das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, bem como um olhar para questões específicas do segmento. Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).
22 a 25/abril - IBGP On-line
Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67