A Computação em Nuvem é uma forma de provimento de recursos de Tecnologia da Informação que tem como benefícios principais a agilidade, a inovação, além de potencial redução de custos financeiros e operacionais. De acordo com o Gartner, até 2025, uma organização que não faça uso de Computação em Nuvem será vista como uma organização que, atualmente, não faça uso de Internet.
Gestores e técnicos de organizações públicas dos níveis estratégico, tático e operacional; gestores e técnicos das áreas de Planejamento, Jurídica, Auditoria e de Licitações; gestores e equipes da área de Tecnologia da Informação
Diferentes modelos de contratação foram propostos e analisados jurídica e administrativamente, Diferentes modelos de contratação foram propostos e analisados jurídica e administrativamente, publicados em editais que deram origem a processos licitatórios homologados, no âmbito do Setor Público. Desde 2017, diversas contratações já ocorreram no Brasil, sendo a maioria delas na esfera federal. Alguns governos estaduais e municipais, recentemente, também iniciaram suas jornadas para a Computação em Nuvem.
Os contratos em execução promoveram um aumento da maturidade em Computação em Nuvem das equipes responsáveis e algumas destas organizações já iniciaram um ciclo de melhoria contínua e, a partir das lições aprendidas, discutem melhorias e evoluções no modelo de contratação, de forma a torná-lo mais simples, efetivo e com maior entrega de valor.
No Brasil, não há uma política de governo para a Computação em Nuvem, mas há normativos federais que orientam para um uso seguro da Computação em Nuvem no governo, como a IN GSI/PR 5/2021, a IN SGD/ME 94/2022, a Resolução CNJ nº 468/22, e a Portaria SGD/MGI 5950/23.
O objetivo deste curso é apresentar o conhecimento necessário para a contratação de serviços de computação em nuvem pelas organizações públicas, em que, partindo da experiência acumulada nos últimos anos, serão comparados os modelos de contratação existentes, com a intenção de facilitar a escolha do modelo mais adequado a cada organização, disponibilizando amplo material de apoio à contratação (editais, contratos, jurisprudência do TCU, etc).
Os normativos existentes serão apreciados com o intuito de identificar quais requisitos são obrigatórios e quais são opcionais nos documentos de contratação, promovendo, também, uma discussão sobre os desafios da contratação e da governança de Computação em Nuvem no governo, com proposta de métodos para superar esses desafios e atingir os benefícios inerentes à plataforma
Conhecer os modelos de contratação de Computação em Nuvem, as contratações já realizadas no governo brasileiro, e um método para fazer a contratação e a governança do uso do Serviço em Nuvem nas organizações de governo, atendendo aos normativos existentes.
Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).
17 a 21/março - IBGP On-line
Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67