Implementando a Governança de TI - Uma abordagem prática de seus Processos
Apresentação
A área de Tecnologia da Informação é uma fonte fundamental de efetividade, sustentabilidade e transformação organizacional, não sendo apenas um recurso útil.As organizações públicas, privadas e do terceiro setor dependem cada vez mais da TI para garantir a realização de sua missão, otimizar seus processos e se relacionar com seus clientes.
Público Alvo
Gestores e técnicos de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nos níveis estratégico e tático, das áreas de negócio e de TI, que estejam em vias de participar de projeto de revisão do modelo de Governança de TI ou que queiram compreender melhor os desafios de tal empreendimento.
Mais informações
A organização necessidade “governar”com efetividade a área de TI com o intuito de extrair todo o potencial inerente à sua função institucional. Por isso, é evidente a preocupação com a Governança de TI, não sendo simples a compreensão de seus objetivos, bem como sua implementação.
A Governança de TI não deve ser vista como uma questão da área de TI, mas como uma responsabilidade central da Alta Administração. Segundo Weill; Ross, 2006 (p.2), a Governança de TI é a especificação dos direitos decisórios e do framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização de TI. Reflete princípios amplos da Governança Corporativa, ao mesmo tempo em que se concentra na administração e utilização da TI para concretizar metas de desempenho corporativo.
Não são raras as tentativas de implantar um modelo de Governança de TI que terminam com a construção de grande quantidade de normas e controles que, efetivamente, não transformam a forma como a organização vê e utiliza a TI.
Cada organização é diferente, cada uma oferece seus próprios desafios e não há uma solução fácil. Mas tendo conhecido outras experiências – acertos e erros, sucessos e fracassos – o profissional estará melhor preparado para identificar seus desafios específicos e planejar ações que o levem mais perto do sucesso.
Neste curso serão apresentadas questões práticas que surgem quando se busca definir ou evoluir os processos de Governança da TI. Essa visão prática, sempre suportada por fundamentos conceituais, permitirá aos participantes retornar ao seu ambiente de trabalho compreendendo melhor o tema e mais prontos para enfrentar o desafio de desmistificar a Governança de TI no setor público brasileiro.
Benefícios
Conhecer experiências práticas de um projeto de Governança de TI em seus diversos desdobramentos, compreendendo as escolhas a serem feitas, os principais desafios e como construir uma estratégica efetiva.
Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP)
Conteúdo Programático
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1. Organizações, Estratégias e Tecnologia
- a) Visão Geral sobre Governança Corporativa e Governança de TI.
- b) Por que uma Governança de TI?
- c) A evolução do papel da TI nas organizações e na sociedade.
- d) Decisões sobre TI.
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2. Modelos de Referência
- a) O que são e para o que servem.
- b) Principais modelos de referência – Visão Geral.
- c) Como escolher o modelo mais adequado em cada caso.
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3. Avaliação e Planejamento
- a) Como avaliar o estágio de maturidade em Governança de TI.
- b) Conhecendo a sua organização e a TI de que ela precisa.
- c) Objetivos, oportunidades e riscos na implantação da Governança de TI.
- d) Um plano pragmático.
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4. Implementando a Governança de TI
- a) Estratégias de condução e acompanhamento.
- b) As maiores ameaças.
- c) Os desafios da mudança organizacional.
- d) Administrando as “partes interessadas”.
- e) Comunicação: elemento essencial.
- f) Quando encerrar? Como encerrar?
20 a 23/maio - IBGP On-line
Formas de Pagamento da Inscrição
- Setor Público Apresentação da Nota de Empenho
- Depósito em Conta Corrente Banco do Brasil - 001
Agência: 3476-2 | Conta Corrente: 125.253-4
Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67