A área de Tecnologia da Informação é uma fonte fundamental de efetividade, sustentabilidade e transformação organizacional, não sendo apenas um recurso útil.As organizações públicas, privadas e do terceiro setor dependem cada vez mais da TI para garantir a realização de sua missão, otimizar seus processos e se relacionar com seus clientes.
Gestores e técnicos de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nos níveis estratégico e tático, das áreas de negócio e de TI, que estejam em vias de participar de projeto de revisão do modelo de Governança de TI ou que queiram compreender melhor os desafios de tal empreendimento.
A organização necessidade “governar”com efetividade a área de TI com o intuito de extrair todo o potencial inerente à sua função institucional. Por isso, é evidente a preocupação com a Governança de TI, não sendo simples a compreensão de seus objetivos, bem como sua implementação.
A Governança de TI não deve ser vista como uma questão da área de TI, mas como uma responsabilidade central da Alta Administração. Segundo Weill; Ross, 2006 (p.2), a Governança de TI é a especificação dos direitos decisórios e do framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização de TI. Reflete princípios amplos da Governança Corporativa, ao mesmo tempo em que se concentra na administração e utilização da TI para concretizar metas de desempenho corporativo.
Não são raras as tentativas de implantar um modelo de Governança de TI que terminam com a construção de grande quantidade de normas e controles que, efetivamente, não transformam a forma como a organização vê e utiliza a TI.
Cada organização é diferente, cada uma oferece seus próprios desafios e não há uma solução fácil. Mas tendo conhecido outras experiências – acertos e erros, sucessos e fracassos – o profissional estará melhor preparado para identificar seus desafios específicos e planejar ações que o levem mais perto do sucesso.
Neste curso serão apresentadas questões práticas que surgem quando se busca definir ou evoluir os processos de Governança da TI. Essa visão prática, sempre suportada por fundamentos conceituais, permitirá aos participantes retornar ao seu ambiente de trabalho compreendendo melhor o tema e mais prontos para enfrentar o desafio de desmistificar a Governança de TI no setor público brasileiro.
Conhecer experiências práticas de um projeto de Governança de TI em seus diversos desdobramentos, compreendendo as escolhas a serem feitas, os principais desafios e como construir uma estratégica efetiva.
Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).
20 a 23/maio - IBGP On-line
Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67