Técnicas de Elaboração e Acompanhamento de PDTIC - Com ênfase na prática
Apresentação
Planejamento é um tema ainda pouco valorizado na cultura brasileira, principalmente no setor público. Não obstante, gradativamente, as organizações têm percebido que a eficácia e a eficiência de suas ações, ou seja, a entrega de Resultados, são diretamente proporcionais à qualidade de seu planejamento.
Mais informações
A Tecnologia da Informação (TI) tem papel fundamental nas organizações, impactando diretamente seus processos e resultados. No setor público, a TI é essencial para a melhoria dos serviços prestados à sociedade. Para que a TI atinja seu potencial máximo, é crucial o planejamento estratégico de TI, com ações alinhadas aos objetivos da instituição. Nesse contexto, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) surge como ferramenta essencial para organizar e direcionar as ações de TI no setor público.
Elaborar e acompanhar um PDTIC de forma eficiente exige conhecimento, técnicas e ferramentas adequadas. A elaboração de PDTIC envolve diversas etapas, desde a análise do ambiente interno e externo até a definição de metas, ações e indicadores. O acompanhamento de PDTIC garante que o plano seja executado de acordo com o previsto e que os resultados sejam alcançados.
Dominar as melhores práticas para gestão de riscos em PDTIC e conhecer as ferramentas e técnicas mais eficientes, como o Project Model Canvas, é fundamental para o sucesso do plano. A Estratégia de Governança Digital (EGD) também deve ser considerada na elaboração do PDTIC, garantindo a sinergia entre as ações de TI e os objetivos estratégicos da organização.
Este curso sobre "Técnicas de Elaboração e Acompanhamento de PDTIC – Com ênfase na prática" oferece oportunidade para gestores e técnicos do setor público desenvolverem as habilidades necessárias para elaborar e acompanhar o PDTIC de seus órgãos, utilizando as melhores práticas e ferramentas, alinhadas às normas da Administração Pública brasileira.
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Público Alvo
Servidores públicos efetivos ou ocupantes de cargos em comissão responsáveis pelo planejamento, gestão e governança das iniciativas que envolvam soluções de tecnologia da informação nas organizações públicas. Recomenda-se, também, a participação de gestores e técnicos da área de Tecnologia da Informação.
Benefícios
- Domínio das etapas de elaboração de PDTIC, desde o planejamento até o acompanhamento e avaliação.
- Conhecimento sobre ferramentas e técnicas para elaboração e acompanhamento de PDTIC, como o Project Model Canvas e a análise SWOT.
- Capacidade de alinhar o PDTIC à Estratégia de Governança Digital (EGD) e aos objetivos estratégicos da organização.
- Habilidade para gerenciar os riscos e monitorar o desempenho do PDTIC.
- Compreensão das melhores práticas e normas que regem o PDTIC no setor público.
- Expertise para criar um modelo de PDTIC para órgãos públicos eficaz e alinhado às necessidades da instituição.
Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).
Conteúdo Programático
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1. Entendendo o Planejamento, fundamentos legais e níveis de planejamento
- a. Planejamento Orçamentário: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA)
- b. Estratégia de Governança Digital (EGD)
- c. Portaria nº 19, de 29 de maio de 2017, Verificação de Alinhamento de PDTIC à EGD 2016-2019
- d. Plano Estratégico
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2. Processos de Elaboração do PDTIC – Visão Geral
- a. O guia do SISP – Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal
- b. O referencial teórico do sistema de planejamento e gestão do TCU
- c. Outros modelos e referências de processos
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3. Estudo de Caso – Exercício Prático
- a. Fase de Preparação e Diagnóstico
- i. Oficina: Elaborando o plano de trabalho usando o Project Model Canvas
- ii. Identificando, Classificando as Partes Interessadas: Técnicas (persona, mapa de poder, engajamento) e prática
- iii. SWOT: Técnicas e prática (Fatores Críticos de Sucesso)
- iv. Análise crítica: como estimar a capacidade da execução da TIC?
- v. Dinâmica sobre comunicação e trabalho em equipe
- vi. Oficina: Identificação de necessidades de TIC
- vii. Critérios de Priorização: Técnicas e prática
- viii. Oficina: Gestão de Riscos
- ix. Plano de Metas e Ações: análise crítica
- b. Fase de Acompanhamento e Monitoramento
- i. Agilidade e Inovação
- ii. Gerenciando Partes Interessadas
- iii. Visualização de dados: adotando práticas efetivas para relatórios
- iv. Relatório de Resultados do PDTIC: aplicando o benchmarking
- c. Lições aprendidas e Desafios na criação, revisão e acompanhament
- a. Fase de Preparação e Diagnóstico
20 a 23/maio - IBGP On-line
Formas de Pagamento da Inscrição
- Setor Público Apresentação da Nota de Empenho
- Depósito em Conta Corrente Banco do Brasil - 001
Agência: 3476-2 | Conta Corrente: 125.253-4
Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67