Tendo em vista o aumento de ameaças cibernéticas, conforme demonstrado por recentes incidentes de segurança em órgãos e empresas do setor público brasileiro, torna-se necessária a criação de Programas de Segurança Cibernética, com vistas a implantar sistemas adequados de proteção. Com essa finalidade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ – Resolução CNJ 396/2021), que traz diretrizes para que órgãos do Poder Judiciário implantem seus Programas Internos de Segurança da Informação.
Gestores e técnicos de órgãos do Poder Judiciário, nos níveis estratégico e tático. Gestores e equipes das áreas de Auditoria Interna, Gestão de Riscos e Compliance.
A Estratégia traz recomendações para: avaliar a situação dos órgãos (assessment interno); realizar análise de risco e validação de objetivos a serem alcançados; implantar mecanismos de proteção cibernética; validar a implantação do sistema de gestão de segurança; atender a determinações do controle interno e externo; estabelecer bases normativas internas; estruturar equipes e responsabilidades; promover a mudança cultural; desenvolver processo de comunicação de incidentes de segurança da informação e criar a governança necessária para manter todas as atividades citadas.
A complexidade dessa estratégia faz com que muitos órgãos enfrentem dificuldades na sua concepção, implantação e acompanhamento; tornando demorada a tomada de decisão e a execução de ações para enfrentamento de ameaças. Tal demora torna organizações vulneráveis à ocorrência de incidentes e as sujeitam a sanções previstas na legislação e por órgãos de controle.
O curso tem por objetivo apresentar o passo-a-passo para a implantação da Estratégia de Segurança Cibernética, conforme previsto na Resolução CNJ 396/2021, com abordagem prática e visão dos requisitos essenciais para o programa, bem como capacitar gestores a desenhar, implantar e acompanhar o Programa de Segurança Cibernética do órgão, em conformidade com a Resolução, indicando práticas, técnicas e ferramentas a serem utilizadas.
O treinamento capacita o participante a avaliar, planejar, implantar e acompanhar a execução de um programa interno de segurança cibernética.
Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).
02 a 06/dezembro – IBGP On-line
Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67