Reconstrução do Brasil pela Transformação Digital no setor público
Apresentação
Ao preço de muitas perdas humanas, materiais e econômicas, em um cenário de crise mais próximo ao que se pode chegar das consequências de uma guerra, a pandemia de Covid-19 no Brasil não apenas deixou um rastro de destruição por onde passou, mas também escancarou a necessidade de uma real mudança de mentalidade e de cultura no setor público, em prol da otimização dos serviços prestados à sociedade, tendo a transformação digital como ferramenta essencial nesse processo de reconstrução nacional.
Há grande expectativa na reação dos órgãos federais, estaduais e municipais na entrega de melhores serviços e na agilidade em seus processos de trabalho. Espera-se, também, que o governo brasileiro, em todos seus níveis, seja um indutor da necessária transformação para o modelo de serviços digitais, com a adoção de tecnologias essenciais, num ambiente de inovação e criatividade.
Este livro, organizado pelo IBGP – Instituto Brasileiro de Governança Pública, é uma construção coletiva, realizada por notórios profissionais atuantes em órgãos públicos brasileiros, tendo o propósito de compartilhar conhecimento para auxiliar no aprimoramento da governança pública brasileira, seja para a evolução ágil dos processos internos, seja para a otimização dos serviços que tais órgãos prestam à sociedade.
Há grande expectativa na reação dos órgãos federais, estaduais e municipais na entrega de melhores serviços e na agilidade em seus processos de trabalho. Espera-se, também, que o governo brasileiro, em todos seus níveis, seja um indutor da necessária transformação para o modelo de serviços digitais, com a adoção de tecnologias essenciais, num ambiente de inovação e criatividade.
Este livro, organizado pelo IBGP – Instituto Brasileiro de Governança Pública, é uma construção coletiva, realizada por notórios profissionais atuantes em órgãos públicos brasileiros, tendo o propósito de compartilhar conhecimento para auxiliar no aprimoramento da governança pública brasileira, seja para a evolução ágil dos processos internos, seja para a otimização dos serviços que tais órgãos prestam à sociedade.