Práticas da Gestão e Governança de TI - Como evitar e apagar incêndios
Apresentação
Ao nos aproximarmos do primeiro quarto desse século, as áreas de TI de pequeno e médio porte enfrentam desafios únicos, e a abordagem estratégica é mais crucial do que nunca. O curso "Práticas de Gestão e Governança de TI: Como evitar e apagar incêndios" oferece uma orientação essencial, incorporando os princípios orientadores da ITIL para impulsionar resultados efetivos.
Público Alvo
servidores públicos efetivos ou ocupantes de cargos em comissão responsáveis pelo planejamento, gestão e governança das iniciativas que envolvam soluções de tecnologia da informação nas organizações públicas. Recomenda-se, também, a participação de gestores e técnicos da área de Tecnologia da Informação.
Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).
Mais Informações
Este curso aborda temas densos de forma otimizada e prática, extraindo de cada referência o que é mais relevante para equipes pequenas e médias. São utilizados guias como ITIL v4, COBIT 2019, Práticas Ágeis do PMBOK, OKR, dentre outros.
Os gestores e técnicos do setor público irão conhecer técnicas eficazes para o planejamento de ações de TI e ferramentas para que as áreas de tecnologia possam não apenas evitar incêndios, mas também moldar proativamente seu futuro com base em uma governança verdadeira.
Conteúdo Programático
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1. Introdução e Contextualização: Organizações, Estratégias e Tecnologia
- a. Governança de TI X Gestão de TI
- b. O que é “valor para o negócio”? (COBIT 2019)
- i. entender e internalizar o que significa “valor”
- ii. como materializá-lo e comunicá-lo
- c. Componentes da governança e gestão (COBIT 2019)
- d. Inovação: Mundo VUCA/BANI
- e. O que é um Roadmap? (ITIL v4)
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2. Diagnósticos
- a. O que são e para o que servem.
- b. Oficina com os principais levantamentos:
- i. sobre a organização,
- ii. problemas relacionados à TI,
- iii. requisitos de conformidade,
- iv. papel da TI, modelos de provimento e implementação e estratégia de adoção de tecnologia.
- c. Inventários:
- d. Comunicação, colaboração e cultura
- e. SWOT: Técnicas e prática (Fatores Críticos de Sucesso)
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3. Governança de TI
- a. Planejamento Orçamentário: Plano Plurianual e Lei Orçamentária Anual;
- b. PEI – Planejamento Estratégico Institucional: exemplo real
- c. Visibilidade e transparência: técnicas e estratégias
- d. Políticas de TI (COBIT 2019)
- e. Segurança em Foco (COBIT 2019 e COSO)
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4. Gestão de TI
- a. Elaboração do plano de trabalho usando o Project Model Canvas (PMBOK)
- b. Definindo os principais processos do negócio e da TI simplificados (COBIT 2019)
- c. Catálogo de serviços (ITIL v4)
- d. Plano de Continuidade de Negócios (PCN): exemplo simplificado
- e. Plano de Recuperação de Desastres (PRD): exemplo simplificado
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5. Resultados, Projetos e Processos
- a. Definindo o foco no resultado e no valor
- i. O que podemos usar do OKR (Objective Key Results)
- b. Elaboração do PDTI – Plano Diretor de TI
- i. Estudo de caso: modelo simplificado com contratações
- c. Acompanhamento e Monitoramento d. Sobre Agilidade (PMBOK)
- a. Definindo o foco no resultado e no valor
Formas de Pagamento da Inscrição
- Setor Público Apresentação da Nota de Empenho
- Depósito em Conta Corrente Banco do Brasil - 001
Agência: 3476-2 | Conta Corrente: 125.253-4
Razão Social: Curso Loureiro Ltda.
CNPJ: 18.735.319/0001-20
Inscr. Est.:CF/DF 07.655.102/001-67