Elaboração do PDTIC passo a passo

Carga Horária

12

Instrutor

Diana Leite Nunes dos Santos
Curso Online
Apresentação Cursos

Apresentação

A pandemia do COVID 19 redobrou a importância da Tecnologia da Informação na condução de todos os processos de trabalho. Torna-se essencial, portanto, uma análise precisa do ambiente interno e externo que leve a um planejamento adequado das ações de TI, alinhado à estratégia organizacional e capaz de estabelecer prioridades claras e objetivas, maximizando os benefícios para a instituição e a sociedade.

Público Alvo

Servidores públicos efetivos ou ocupantes de cargos em comissão responsáveis peloplanejamento, gestão e governança das iniciativas que envolvam soluções de tecnologia da informaçãonas organizações públicas. Recomenda-se, também, a participação de gestores e técnicos da área deTecnologia da Informação.

Mais Informações

O objetivo desse curso é instrumentalizar os gestores e técnicos do setor público com diferentes técnicas para planejamento das ações de tecnologia da informação e capacitá-los a elaborarem o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) de seus órgãos, segundo as melhores práticas de mercado e as normas que regem o tema na Administração Pública brasileira.Isso é feito de maneira objetiva e resumida, com foco no conteúdo mínimo para se elaborar um PDTIC. A cada passo são trazidos exemplos práticos e casos reais que são analisados e explicados.

Benefícios para os alunos

O conteúdo desse treinamento capacita os participantes a elaborarem o PDTIC de organizações públicas, bem como a gerir sua execução. Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Conteúdo Programático

    • Passo 0 – O que saber antes de começar?
      • a. Entendendo o Planejamento, fundamentos legais e níveis de planejamento
      • b. Sobre o planejamento estratégico
      • c. Lista de documentos de Referência
      • d. Ferramentas úteis
    • Passo 1 – Inventário de necessidades
      • a. Público-alvo e público participante
      • b. Ferramentas e técnicas: SWOT, Reuniões, Questionários, Entrevistas
      • c. Critérios de Priorização: Técnicas
      • i. Análise crítica: como estimar a capacidade da execução da TIC?
    • Passo 2 – Plano de metas e ações
      • a. Metas e Indicadores SMART
    • Passo 3 – Plano de gestão de pessoas
      • a. Competências, Capacitação e Gestão
    • Passo 4 – Plano orçamentário
      • a. Investimento vs Custeio
    • Passo 5 – Plano de gestão de riscos
      • a. Escopo
      • b. Técnicas e ferramentas
    • Passo 6 – Monitoramento e Transparência
      • a. Compartilhamento
Valor por Participante
R$ 360,00

Formas de Pagamento da Inscrição

Contratação Direta

Existem duas formas de pagar a taxa de inscrição nos Cursos a distância do IBGP:

  • Por depósito, transferência bancária ou PIX:

    Banco do Brasil – 001 | Agência: 3476-2 | Conta Corrente: 125.253-4

    PIX: CNPJ = 18.735.319/0001-20

Concluída a transação bancária o aluno deverá encaminhar o comprovante de pagamento para o e-mail contato@ibgp.net.br com as informações de nome completo, email e telefone.

A chave de acesso ao Curso escolhido será encaminhada ao e-mail do participante após a confirmação do pagamento, em até 2 dias úteis

O Curso a Distância ficará disponível para o aluno pelo período de 30 dias após o envio do e-mail com a chave de acesso ao aluno.

Contratação pelo Setor Público

Nas contratações pelo setor público, o interessado deverá solicitar Proposta Técnica e Comercial informando nome/cargo do contato, nome do curso de interesse e quantidade de participantes, enviando email para contato@ibgp.net.br.

Após o recebimento do Contrato, Nota de Empenho, ou equivalente, emitido pelo órgão contratante, as chaves de acesso ao Curso escolhido serão encaminhadas aos participantes indicados pelo órgão contratante.

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